A CEPDECMA realiza monitoramento de queimadas no Estado

A equipe do Departamento de Gestão de Riscos de Desastres – DGRD realiza o acompanhamento e monitoramento das queimadas no Estado para o último trimestre.

01

Conforme dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e analisados pelos técnicos do DGRD da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a quantidade de focos de queimadas no Maranhão estiveram acima da média prevista para o trimestre (julho-agosto-setembro). Estatisticamente, verificou-se que de julho para agosto houve um aumento de aproximadamente 230,6% no número de focos, enquanto que de agosto para setembro o aumento foi de apenas 5%.

02

Analisando as informações acerca das queimadas para o mês de setembro, fica facilmente comprovado que o Maranhão se encontra em 4º lugar no ranking de queimadas para o mês setembro, entretanto, quando se observa o quantitativo de focos de queimadas para o último trimestre, o Maranhão passa a ocupar o 3º lugar na classificação nacional, com 13.167 focos registrados.

03

No que se refere a classificação dos municípios maranhenses mais afetados no mês de setembro, verifica-se a seguinte disposição:

04

Uma das principais causas para o elevado aumento na quantidade de focos de calor no Estado se deve ao número de dias sem chuvas nesse período (julho-agosto-setembro).

O mapa de número de dias sem chuvas divulgado no último domingo (27/09) pelo INPE, deixa claro que mais de 90% do Estado encontra-se há mais de 30 dias sem chuvas, havendo algumas regiões mais críticas onde se verifica mais de 60 dias sem chuvas, como a exemplo da pequena porção do leste maranhense (em azul).

05