Capitães da CEPDECMA concluem especialização em Defesa Civil

Os Capitães QOCBM Jairon Moura da Silva e Fernando Fernandes de Almeida concluíram o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Defesa Civil, realizado pela Faculdade UnYLeYa, com sede no Rio de Janeiro – RJ, tal qualificação aconteceu entre os dias 26 de agosto de 2015 a 17 de outubro de 2016, totalizando uma carga horária de 420 horas. Destacando-se, ainda, que ambos os oficiais obtiveram, ao término do curso, o conceito excelente.

IMG_0090

O Coronel QOCBM Izac Muniz Matos (Comandante Adjunto do CBMMA e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil) parabenizou os oficiais pela conclusão da especialização na área da Defesa Civil e destacou a importância deste conhecimento adquirido, ressaltando que o corpo técnico da CEPDECMA deve seguir o exemplo e, portanto, manter-se sempre atualizado e capacitado.

IMG_0092

O Capitão QOCBM Jairon destacou que a especialização serviu, principalmente, para refinar os conhecimentos adquiridos nesses mais de dois anos trabalhando na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão e que os frutos dessa qualificação serão percebidos na qualidade dos serviços prestados à população maranhense.

IMG_0091

“Foi necessário muito estudo e comprometimento, o que exigiu muitas horas de dedicação ao curso, paralelamente aos trabalhos desenvolvidos na CEPDECMA, onde continuamos contribuindo normalmente no expediente e serviço operacionais” declarou o Capitão QOCBM Fernandes.

Durante o curso, os oficiais receberam instruções sobre assuntos como: Análise de Ameaças, Riscos e Vulnerabilidades; Elaboração de Manual de Crises e Plano de Contingências; Gerenciamento de Crises; Comunicação Social em Emergências e Desastres, entre outros assuntos na área. Além disso, cada um apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso.

É importante destacar que a especialização realizada pelos capitães ocorreu sem ônus para a Corporação.