Elaboração do Plano Estadual de Contingência

O corpo técnico de oficiais e subtenentes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil reuniu-se nos dias 1º (quarta-feira) e 03 (sexta-feira) de fevereiro para elaborar e discutir sobre o Plano Estadual de Contingência para desastres relacionados a chuvas intensas. Tal plano, moldado de acordo com as diretrizes estabelecidas na lei 12.608, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil; visa estruturar e organizar as ações desenvolvidas pelos órgãos e instituições parceiras no cenário de desastre.

f2

A estrutura do plano já vinha sendo desenvolvida pela equipe do Departamento de Gestão de Riscos de Desastres, liderada pelo Capitão QOCBM Jairon (Coordenador Adjunto), acompanhado do Capitão QOCBM Fernandes e do 1º Tenente QOCBM Rafael. É necessário destacar que todos demais setores da CEPDECMA contribuíram com conhecimentos específicos, inclusive, sugerindo as possíveis competências dos demais órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Defesa Civil, como o Corpo de Bombeiros, as Secretarias Estaduais e Municipais e todos os demais envolvidos.

Na etapa seguinte, os órgãos envolvidos participarão das reuniões com a CEPDECMA, somando forças para a finalização do plano, comprometendo-se, através da assinatura na ata de reunião, a executar as competências de cada um quando do acionamento diante de desastres relacionados ao intenso período de chuvas.

f4

A exigência da confecção do Plano Estadual de Contingência, bem como da Criação de um Comitê de Crises partiu do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel QOCBM Izac Muniz Matos, que será o responsável pela revisão geral e encaminhamento ao Governador do Estado para aprovação e publicação.

Segundo o Coordenador Estadual, a criação do Plano garante celeridade nas respostas aos desastres, já que os órgãos que o compõem atuarão de maneira integrada, articulada e exercendo suas ações de acordo com suas competências previstas no plano.

Dessa forma, a população maranhense disporá de um atendimento rápido, eficaz e eficiente por parte do poder público estadual, diminuindo, portanto, os impactos dos desastres sobre os afetados.

f3

Texto: Cap QOCBM Fernando Fernandes de Almeida