CEPDECMA realiza primeiro CAPDEC na cidade de São José de Ribamar

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, juntamente com a prefeitura de São José de Ribamar, realizaram o primeiro curso de Agentes em Proteção e Defesa Civil na cidade para a implementação de uma COMPDEC no local.

20170223_090227(0)

A criação de uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil na cidade, é algo que vinha sendo debatido a bastante tempo. Visto que todos os municípios, grandes ou pequenos, estão sujeitos a efeitos de eventos adversos. Por isso, é fundamental que governo e sociedade estejam preparados para agir antes, durante e depois da ocorrência de um desastre. Para que trabalhando em conjunto com os órgãos setoriais locais, possam atuar nas ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e reconstrução, necessárias para reduzir os riscos, atenuar os impactos dos desastres e promover segurança da população.

O curso foi ministrado pelos 1º tenentes Rafael e Breno do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, do dia 20 ao dia 24 de fevereiro de 2017 e capacitou 24 agentes em Proteção e Defesa Civil. Durante a semana de aprendizado, os alunos tiveram aulas teóricas e prática para por em ação o que haviam aprendido ao longo do curso.

20170223_091549

No encerramento do mesmo, autoridades como o Secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Miller Portela, o Comandante Geral e Comandante Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Coronel Célio Roberto Pinto de Araújo e o Coronel Izac Muniz Matos,  o Prefeito da cidade de São José de Ribamar, Luís Fernando, e a Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil de Ribamar, Lourdilene Silva Castro, compareceram ao término do curso e falaram a respeito da importância da criação de uma COMPDEC no local  e da parceria entre Estado e Município.

20170224_174514

Tudo isso foi apenas o pontapé inicial para um grande trabalho a ser feito pelos Agentes de Proteção e Defesa Civil da cidade de Ribamar, que contam com uma equipe formada por assistentes sociais, agentes de trânsito, guardas municipais, engenheiros, advogados e outros.

Texto: Sd BM Fabrynne Mota Pinheiro