CEPDECMA realiza Capacitação de Agentes em Proteção e Defesa Civil no munícipio de PIO XII-MA

Durante os meses de dezembro a maio, o Maranhão tem uma maior incidência de chuvas que, dependendo dos índices pluviométricos, podem ocasionar riscos de desastres que comprometem cidades do Estado. Em decorrência desse aspecto, a CEPDECMA capacita os órgãos municipais a fim de preparar seus integrantes para lidarem com situações de alagamentos, enchentes, enxurradas e entre outros.

IMG-20170303-WA0033

No período entre os dias 14 a 17 de fevereiro, a CEPDECMA esteve presente na cidade de Pio XII-MA para a realização do CAPDEC (Capacitação de Agentes em Proteção e Defesa Civil). A equipe designada para o município era composta pelo Capitão BM Claudio Roberto Rodrigues de Melo, 1º Tenente BM Rafael Lima de Araujo e Soldado BM Wanderson Braga dos Santos com o objetivo de preparar essa cidade para qualquer evento inesperado em relação a Defesa Civil.

Durante o curso, foram abordados diversos temas, podendo-se destacar os seguintes assuntos: conhecimentos gerais sobre defesa civil, gestão de risco de desastres, gestão de desastres.

Os novos agentes são empregados em diversas áreas como a guarda municipal, secretaria de saúde, educação, agricultura e comunidade fazendo um antigo lema prevalecer até os dias atuais que a “Proteção e Defesa Civil somos todos nós”.