A CEPDECMA REALIZA CAPACITAÇÃO DE AGENTES NO MUNICÍPIO DE ARARI – MA

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizou, no período de 14 A 17 de março do corrente ano, Capacitação de Agentes em Proteção e Defesa Civil no Município de Arari – MA. Tal capacitação contou com a participação dos seguintes palestrantes: o 1º Tenente QOCBM Rafael e 1º Tenente QOCBM  Veiga, oficiais desta Coordenadoria, além do 2º Tenente QOCBM Marques, oficial de Barreirinhas – MA que ministrou o assunto Recursos Federais.

imagem2

As palestras aconteceram na sede dos sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Arari. – e contou com a participação de 24 integrantes das diversas organizações e entidades locais, tais como: a COMPDEC, agentes comunitários de saúde, guardas municipais e outros profissionais e gestores dos órgãos do governo municipal.

imagem 5

A capacitação abordou diversos assuntos relacionados ao tema “Proteção e Defesa Civil”, bem como a origem da Defesa Civil, os mecanismos de solicitação de recursos federais, as ações de Gestão de Risco e o Gerenciamento de Desastres com entrega de certificados a todos os concludentes.

As apresentações tiveram como foco principal a redução dos impactos causados pelos eventos adversos, além de preencher uma lacuna no que diz respeito ao planejamento e a gestão de riscos de desastres.

O curso teve como base, a praticidade, onde a teoria é associada a exercícios práticos, de modo a consolidar o processo de ensino-aprendizado.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Jocei Jardim Ribeiro, “O objetivo é promover conhecimentos em desastres, tendo por foco a possibilidade de eventos que possam trazer transtornos ao município, em decorrência da grande quantidade de chuva deste período chuvoso”.