CEPDECMA realiza Capacitação de Agentes no Município de Lima Campos -MA

A Coordenadoria Estadual de Proteção Defesa Civil em parceria com Prefeitura municipal de Lima Campos realizou no período de 24 a 27 de outubro de 2017 a Capacitação de Agentes de Proteção e Defesa Civil (CAPDEC). As atividades foram ministradas pelos facilitadores Capitão Mauro Martins Nascimento e 1º Tenente Paulo Breno Santana Sousa, auxiliados pelo Subtenente José Henrique Araújo França. Os encontros aconteceram no Auditório do Centro Administrativo das 08 às 13 h e contou com a participação de 16 alunos.

A capacitação foi sugerida pelo Chefe de Gabinete da prefeitura Onoésio Ferreira dos Santos e pelo Secretário de Agricultura e Coordenador da COMPDEC Terto Benevenuto de Alencar, em reunião na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil no dia 13 de outubro do corrente ano com o Capitão Martins Chefe do Departamento de Gestão de Risco de Desastre.

O principal objetivo do evento foi proporcionar aos novos membros da COMPDEC e demais servidores dos órgãos setoriais da prefeitura, conhecimentos sobre a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e do funcionamento do Sistema Nacional Proteção e Defesa Civil com proposito de habilitar a gestão local para desempenhar as competências municipais previstas na Lei Federal 12.608 de 10 de abril de 2012.

cadec 01

Ao fim da capacitação, em seu discurso na solenidade de encerramento, o prefeito municipal destacou a importância do evento no fortalecimento de sua equipe de gestão para atuar nas ações de proteção e defesa civil, lembrou ainda que “devido o envio correto de documentos referente a processo de situação de emergência, declarado no ano de 2012, o município foi contemplado com Kit de maquinas e equipamento fornecidos pelo Governo Federal, fruto do reconhecimento do Decreto municipal. ” Finalmente, agradeceu o empenho de todos e convocou os novos agentes a pôr em prática os conhecimentos adquiridos no curso.