Capacitação de membros da CEPDECMA em Sistema de Informações Geográficas (SIG)

Durante os dias 07, 14 e 21 de outubro de 2017 foi realizada a capacitação de membros da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão – CEPDECMA em Sistema de Informações Geográficas.

Na oportunidade, participaram o 3° SGT BM Conrado José Vieira Nogueira e o Sd BM Wanderson Braga dos Santos membros da CEPDECMA (Coordenadoria Estadual de proteção e Defesa Civil do Maranhão), além de alunos do Mestrado e Doutorado em Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

O curso foi ministrado pelos instrutores do GEOCARTO, os quais repassaram conhecimentos de cartografia e analise espacial, elaboração de mapas, compilação de dados geográficos, analise de informações, aquisição de dados, geoestatística e gerenciamento de bancos de dados espaciais.

Aplicação dessa ferramenta poderosa, vai possibilitar aos nossos militares uma visão mais ampla sobre fenômenos espaciais, além de garantir o gerenciamento de informações aplicadas a Defesa Civil.20171021_120453

A busca pela capacitação dos militares desenvolvida pelo comando do Corpo De Bombeiros Militar do Maranhão, vem sendo aplicada nas diversas camadas da corporação, visando a motivação, através de qualificação, para o desenvolvimento dos trabalhos inerentes a atuação da CEPDECMA na melhoria do auxílio aos municípios na catalogação das áreas de Risco e Desastres.