Técnicos da Defesa Civil Estadual participam do treinamento para o plano diretor de drenagem das bacias hidrográficas do Mearim e do Bacanga

Os Soldados BM Wanderson e Elberth participaram, no período de 5 a 7 de dezembro de 2017, do treinamento referente ao plano diretor de drenagem das bacias hidrográficas do Mearim e do Bacanga. Tal atividade foi promovida pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano – SECID em parceria com a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores, por intermédio da Escola de Governo do Maranhão.

20171205_175932      Destaca-se, ainda, que o objetivo principal dessa atividade foi definir ações estruturais e não estruturais capazes de minimizar os danos causados por inundações nessas bacias, através de um sistema de monitoramento e alerta hidrológico. Durante o treinamento, várias atividades foram realizadas, iniciando com a aplicação das ferramentas associadas ao Sistema de Informação Geográfica – SIG, organização de serviços municipais de manutenção de drenagem urbana e o modelo de previsão de vazões na bacia do Mearim desenvolvido para o referido plano diretor.

20171205_173601

Esse projeto auxiliará as prefeituras municipais na gestão de drenagem urbana, salientando as especificidades desta atividade, elementos do Manual de Drenagem e as possibilidades associativas, identificadas para viabilização em todos os municípios da Bacia. Além de capacitar técnicos sobre o funcionamento e estrutura da sala de situação do estado do Maranhão, o modelo de previsão desenvolvido e a forma de utilização do mesmo.

Desta forma, ressalta-se a importância indiscutível destes mecanismos para as ações preventivas e mitigadoras de Defesa Civil em prol da sociedade.