Coordenador Adjunto fala, em entrevista, sobre a situação atual dos casarões no Centro Histórico

Em entrevista para as emissoras Mirante (15.01.18) e Difusora (17.01.18), o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Major QOCBM Jairon, esclareceu pontos importantes sobre a situação atual dos casarões situados no Centro Histórico de São Luís-MA.

Na ocasião, o Coordenador Adjunto ressaltou que as vistorias técnicas realizadas pela Defesa Civil buscam identificar as falhas e anomalias que possam oferecer risco potencial de colapso estrutural a essas edificações.

Em 2015, foram contabilizados 30 casarões habitados e apresentando um certo grau de comprometimento estrutural. Já em 2014, esse quantitativo caiu para 24 casarões. Atualmente, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil Municipal de São Luís realizou novas vistorias contabilizando, portanto, 22 casarões classificados na categoria de “alto risco”.

Os principais problemas encontrados foram: trincas, rachaduras, infiltrações, exposição de ferragens e falta de manutenção. A Coordenadoria Estadual orienta que os proprietários desses casarões, ao receberem o relatório técnico da Defesa Civil, solicite ao Iphan a autorização para realizar as intervenções necessárias.

O Major QOCBM Jairon destacou, ainda, em uma das entrevistas, que a Defesa Civil Estadual tem realizado a identificação e o mapeamento dessas edificações, em articulação com a Superintendência de Defesa Civil Municipal de São Luís, que é o órgão responsável pela fiscalização e vistoria das edificações e áreas de risco na capital maranhense.

Acesso no link: Mais de 20 casarões ameaçam desabar no Centro Histórico de São Luís

Acesso no link: Casarões tombados como patrimônio histórico correm o risco de desabar, em São Luís