CEPDECMA realizou a primeira Capacitação de Preparação para Desastre em Trizidela do Vale / Pedreiras-MA

foto 1     Durante os seis primeiros meses do ano, que é o período chuvoso do Estado do Maranhão, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil intensifica as atividades de prevenção como as Capacitações de Agentes em Defesa Civil e o monitoramento hidroclimático dos municípios, principalmente os que possuem histórico de desastres.

Alguns municípios que são cortados por rios já apresentam alertas com iminência de transbordamentos que podem levar ao desastre de inundação, como é o caso de Pedreiras e Trizidela do Vale, onde o rio Mearim chegou a ultrapassar o nível de segurança em quase meio metro.

WhatsApp Image 2018-03-22 at 12.11.36       Considerando a situação, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, em parceria com as Prefeituras de Trizidela do Vale- MA e Pedreiras – MA, durante o período de 28/02 a 02/03, realizou a primeira Capacitação de Preparação para Desastres, que foi ministrada pelo Capitão QOCBM Fernando Fernandes de Almeida e pelo 1º Ten QOCBM Rafael Lima de Araujo.

A capacitação foi solicitada pelo Capitão QOABM Machado, comandante da 2ª Companhia do 6 BBM. Na oportunidade, participaram agentes públicos dos municípios de Pedreiras – MA , Trizidela do Vale – MA, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Exército.

foto 2Cumprindo com a agenda prevista, os agentes da CEPDECMA que ministraram a capacitação participaram de reunião com todos os setores da administração municipal de Pedreiras – MA visando estabelecer ações a serem desenvolvidas no atendimento à população caso o desastre venha a ocorrer.

O encerramento contou com a participação dos Coordenadores Municipais de Trizidela do Vale – MA e Pedreiras, Otone e José Martins, do Major PM Ricardo e do Capitão QOABM Machado. Na oportunidade os oficiais da CEPDECMA reforçaram a importância de se ter um órgão de Proteção e Defesa Civil realmente atuante e realizaram a entrega dos certificados a todos os que concluíram a capacitação com aproveitamento satisfatório.

WhatsApp Image 2018-03-22 at 13.51.09