MAPEAMENTO DOS MUNICÍPIOS MARANHENSES AFETADOS POR DESASTRES EM 2018

Desde o dia 22 de fevereiro, alguns municípios têm sofrido com desastres (inundações, alagamentos e enxurradas), em decorrência do intenso período de chuvas no Maranhão. O primeiro município maranhense a registrar ocorrência no Sistema Integrado de Informações sobre Desastre (S2ID) do Ministério da Integração Nacional (MI) foi Marajá do Sena, que sofreu com enxurradas.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão atendeu a todos os municípios que solicitaram apoio, lhes disponibilizando os monitoramentos hidroclimáticos realizados em parceria com os órgãos afins, bem como o levantamento dos impactos originados pelos desastres por meio de visitas técnicas; o envio de materiais de assistência humanitária; a assessoria aos gestores municipais quanto as decretações de situação de emergência e o correto preenchimento dos documentos exigidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) no S2ID e, também, enviando equipes técnicas para in loco desenvolver as ações de gerenciamento de desastres, em articulação com os coordenadores municipais de proteção e defesa civil, a exemplo do que ocorreu nos municípios de Trizidela do Vale, Pedreiras, Marajá do Sena, Tuntum e Brejo.

Destaca-se, enfim, que os municípios que atenderam as exigências estabelecidas na Instrução Normativa nº 02/16, do Ministério da Integração Nacional, foram homologados e, portanto, receberam recursos de assistência humanitária.

Desde o início do período chuvoso até agora foram registrados, pela CEPDECMA, 23 municípios que sofreram impactos relacionados ao aumento das precipitações pluviométricas. Entretanto, apenas 12 decretaram situação de emergência (S.E.), conforme evidencia o mapeamento a seguir.

MARANHÃO DECRETOS E REGISTROS