21/06 11:54

2º Etapa de realização da operação de vistoria no Centro Histórico de São Luís

      A 2ª etapa da operação “Centro Histórico” ocorreu no dia 18 (sexta-feira) de maio. Novamente, a CEPDECMA contou com a participação da Academia de Bombeiro Militar Josué Montelo (ABMJM). Nessa ação, buscou-se a identificação das anomalias e patologias existentes nos casarões, de forma análoga ao que foi realizado na 1ª etapa.WhatsApp Image 2018-05-23 at 11.38.52 (4)

     A equipe envolvida nessa operação contou com a presença do seguintes oficiais e praças: Major QOCBM Jairon, 1º Tenente QOCBM Veiga, 2º Tenente QOCBM Wellington, 3º Sargento BM Henrique, Soldado BM Wanderson, Soldado BM Elberth e Gil Allex dos Anjos (Estagiário de Engenharia Civil).

    Os grupos foram divididas em 08 (oito) equipes, previamente definidas pelo coordenador. Cada uma responsável por vistoriar uma rota pré-determinada. Além disso, uma equipe volante ficou responsável pelo cadastramento das edificações.

     A finalidade dessas ações foi a de analisar e classificar os casarões que estão em situação de riscos, através do formulário no Google Docs feito pela CEPDECMA.

WhatsApp Image 2018-05-23 at 11.38.53

    As equipes analisam as edificações usando a análise classificada como “inspeção de nível 1”, contida na NBR 5674. Na qual busca-se a identificação de pontos de riscos como trincas, fissuras, rachaduras, infiltrações dentre outros; que podem comprometer as edificações situadas no Centro Histórico de São Luís. E, deste modo, o cadastrar a situação de vulnerabilidade sócio estrutural dos casarões, fomentando subsídios para acionamentos dos proprietários e adoção das suas respectivas responsabilidades legais mediante a articulação com o Ministério Público, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil de São Luís (SUDEC) e DPHP.

   Nessa etapa, foram vistoriados 32 (trinta e dois) casarões, nos quais averiguou-se a situação de risco e vulnerabilidade sócio estrutural. Todos dados coletados nas duas operações estão sendo processados e analisados, e subsidiarão a alimentação de informações no banco de dados da CEPDECMA. Posteriormente, essas informações serão disponibilizas para público externo, permitindo a população maranhense conhecer a real e atual situação dos casarões localizados no Centro Histórico na capital maranhense.

Contatos

contatos

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil

Endereço:

Av. Celso Magalhães, nº 662,
Parque Urbano Santos Centro
São Luís/MA

CEP: 65020-130

Fone:
(98) 3221 - 0864
(98) 3212 - 1521
(98) 3222 - 4012

E-mail:
cedecma@hotmail.com

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map