Reunião entre os orgãos estaduais para gestão de desastres naturais no Maranhão

Os riscos e desastres que – frequentemente – ocorrem no Maranhão tanto no período chuvoso, quanto na estiagem, relevam a importância dos planejamentos de ações inclinada para a gestão de risco e desastres, especialmente focados no ciclo de proteção e defesa civil. Nesse sentido, alguns órgãos estaduais decidiram efetivar a articulação entre si, possibilitando, então, atuações mais organizadas no momento de crise.

Na manhã do dia 20/12/2018 (quinta-feira), representantes da CEPDECMA (Major QOCBM Jairon, Capitão QOCBM Fernandes, 1º Tenente QOCBM Tenente Breno e o Soldado BM Wanderson) participaram de reunião na Secretaria de Estado da Saúde, momento no qual contou com a presença de representantes de outros órgãos estaduais como a SEMA, SEDES, NuGeo, SECID; a fim de discutirem sobre a criação de uma rede integrada de gestão intersetorial de riscos e desastres no Maranhão.

WhatsApp Image 2019-01-02 at 13.22.18 (3)  Durante esse encontro, diversos aspectos foram levados em consideração, destacando-se a adesão da Secretária de Estado da Saúde ao plano estadual de contingência da CEPDECMA; criação de uma rede restrita de comunicação intersetorial entre os órgãos envolvidos e ao apoio a implantação da rede de gestão municipal dos riscos e desastres naturais, com a finalidade de estabelecer ações articuladas para um melhor atendimento da população maranhense antes, durante e após os desastres.

Todos os aspectos abordados na reunião reforçaram a união dos órgãos estaduais na atuação frente aos desastres, sempre com o foco nas ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação dos cenários de riscos e desastres.